9.6.13

Em modo de Filme

Hoje de tarde decidi ver o filme As Serviçais (The Help - 2011) que por sinal adorei, é sem dúvida um excelente filme que retrata como o ser humano é tantas vezes cruel com o seu semelhante! Um bom filme para ver e rever!




 
"A recém formada e estóica jornalista Skeeter (Emma Stone) e duas empregadas negras, Aibileen (Viola Davis) e Minny (Octavia Spencer) são o trio de protagonistas do filme.
Tudo tem início com a decisão de Skeeter de escrever um livro sobre o racismo, que tendeu a crescer, desde os anos que esteve ausente a estudar. Perante a sua incredulidade em aceitar fazer parte dos costumes desumanos da sociedade em que vive, ela convence Aibileen, a empregada de uma sua amiga, a ajudá-la a por em papel as tamanhas injustiças a que ela foi e continua sendo vítima, por causa da cor da sua pele. Não tarda a que outras empregadas domésticas em segredo também ditem os seus infortúnios.
Estas serviçais vivem com medo das suas patronas, mulheres imaturas, egoístas, preconceituosas, que as humilham e riem delas á frente das suas fúteis amigas. 

Mulheres maduras – em idade – que despedem as empregadas domésticas, porque estas, sem culpa, as deixaram mal vistas, aos olhos das suas amigas. Se estas mulheres tratam as suas empregadas desrespeitosamente, o mesmo acontece com os seus rebentos, os filhos. Elas apenas ensinam as crianças a não usar a mesma casa de banho que as empregadas de cor. 
 
As serviçais são as educadoras, as amas carinhosas, atenciosas, que sustentam as crianças com o seu amor contínuo e condescendente. Quando Minny segura e olha a “sua” menina e sussurra: “You are beautiful. You are strong. You are important”, é uma das partes mais bonitas do filme.
A cena final é também de beleza sublime. Metaforiza o Caminho de cada e de todos nós - brancos, pretos, amarelos. E a música de Mary J. Blige - Living Proof - muito adequada o que torna o fim da história, um misto de redenção e perdão".
 
Fonte: Silenciosquefalam

Sem comentários:

Enviar um comentário